O Padrão Juros

Um novo sistema monetário

A moeda ótima.

Você pode baixar o documento completo em: português

O mundo está experimentando uma anormal exuberância monetária e uma taxa de juros excepcionalmente baixa. Por quinhentos anos o homem vem trabalhando intensamente na ideia de projetar um sistema de emissão monetária impecável ou ótimo para o intercambio de trabalho, mas não conseguiu. Um sistema monetário é ótimo quando é neutro, capilar, sequencial, com reserva de valor e de acordo com as necessidades do mercado.

No meu livro O Padrão Juros nos mostra uma alternativa monetária à situação anárquica observável em qualquer país, atendendo aos cinco requisitos mencionados. Graças ao Padrão Juros, o homem poderá injetar dinheiro de acordo com as necessidades do mercado, para que as quatro variáveis ​​fundamentais (4VF) da economia puderem evoluir proporcionalmente. A economia mais saudável ​​não é a que mais cresce, mas a que melhor harmoniza o crescimento de seu 4VF: os RH, os bens de capital, os bens públicos e a massa monetária, ou seja.

No futuro, graças ao Padrão Juros, desaparecerão as depressões econômicas e o maior motor das diferenças sociais da história da humanidade: a emissão enlouquecida de dinheiro.    

Como indiquei em várias conferências, assim como hoje temos dificuldade em entender como a Inglaterra pôde tornar-se a primeira potência mundial no final do século XVIII, com mais de 700 monopólios administrando sua economia (de alfinetes, tijolos, tabaco, algodão, etc.) aos economistas do século XXIV terão dificuldade em entender como funciona nossa economia, a economia pré-capitalista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *